.

.

.

Hábitos saudáveis: Ingestão de água





Oi gatonas tudo bem? Como foram de feriado? Páscoa é tempo de renascimento, renovação, de abandonar velhos hábitos e ir em busca de uma vida melhor e seguindo essa linha resolvi abandonar alguns hábitos que não me faziam bem. Já há algum tempo que andava preocupada com a minha saúde e algumas práticas nada saudáveis que fui adquirindo ao longo dos anos. Sou uma pessoa magra, sempre fui e mesmo depois da gravidez meu corpo voltou rapidamente a antiga forma e tenho percebido que assim como eu as pessoas que não sofrem com a obesidade não se preocupam ou se ligam muito nessas questões de saúde. Acredito que isso tenha muito haver com questões de estética, pessoas com sobrepeso tem procurado cada vez mais auxílio médico e a prática de esportes em busca de um corpo mais bonito e atraente enquanto as magras vão deixando tais cuidados sempre para mais tarde.

Já estou chegando aos 30, sou totalmente sedentária, tenho alguns problemas de circulação e pressão na família, ingiro pouquíssima água, detesto frutas, pulo o café da manhã e ás vezes também o jantar e na maioria das vezes quando estou morrendo de fome como bastante besteiras. Sim eu sou assim e faço isso e lógico o corpo está começando a sentir. 

Aproveitei o feriado para estabelecer algumas metas e diretrizes para mudar esses hábitos e preservar a saúde. Acho que a curto prazo e talvez a mudança mais importante seja a que vou falar a seguir que é a ingestão de água.

Pesquisei em alguns sites e achei matérias bem interessantes e motivadoras, vou redigir aqui a que achei mais interessante e objetiva:

Beber bastante água é um hábito para algumas mulheres, mas para outras, é um desafio. O ideal é consumir, no mínimo, 2 litros por dia. Por isso, a Corpo a Corpo listou 5 benefícios da água que vão motivar qualquer uma aumentar o consumo do líquido
Confira:
1. Hidratação:

Além de refrescar, a água é um importante elemento para a hidratação. Beber uma quantidade razoável de água assegura de que o corpo está nutrido. Além do que, a hidratação do corpo combate infecções auxilia no transporte do sangue de minerais, como ferro, importante para fortalecer as defesas do organismo.

2. Ajuda a emagrecer:
A ingestão de água diminui a retenção de líquidos e contribui na redução de peso. E, se tomada antes das refeições, ajuda mais ainda. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Virgínia Tech, EUA, beber de 2 a 3 copos antes das principais refeições ajuda a controlar o apetite.

3. Desintoxica o corpo:
Hidratar diariamente o corpo com a água contribui também para a desintoxicação do organismo. É a água que carrega as toxinas acumuladas no organismo para fora do corpo, pela urina e pelo suor. Ou seja, quanto mais água, mais toxinas são eliminadas. A água também amolece as fezes, facilitando a evacuação.
4. Deixa a pele mais bonita:
A água ajuda na renovação celular e a diminuir descamação da pele seca.  Além disso, é um dos elementos fundamentais para retardar os efeitos causados pela idade. 

5. Ajuda na absorção de nutrientes
Nutrientes e glicose precisam da água para serem absorvidos pelo corpoO líquido é o complemento necessário para transportar esses nutrientes pela corrente sanguínea e distribuí-los pelo organismo. 
Fonte: Site Corpo a Corpo.



Alguém ainda precisa de motivos mais convincentes que esses? E é claro que existem inúmeros outros.

Além da ingestão de água tenho mudado a alimentação, tentado fazer pequenos lanches a cada 2 horas, aumentado a ingestão de frutas e verduras, começo hoje uma caminhada 2 vezes por semana em dias alternados intercalado com 30 minutos de exercícios em casa mesmo.

Não quero me tornar uma "panicat" e sim mudar os hábitos para uma vida mais saudável e quem sabe tonificar alguns músculos. Mas isso é um processo, precisa de determinação, força de vontade, muito foco e não acontece do dia pra noite.

Aos poucos vou postando todos os detalhes e minha evolução para vocês, me desejem sorte!

Beijinhos e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout feito por Lorrane Rodrigues | Missão Cinderela